Cuidados
Pelagem
A escovação semanal é indicada, sempre com a escova de pinus ou rasqueadeira, o pente de metal pode ser utilazado para auxiliar, o Golden solta os pelos mortos durante o ano inteiro, sendo mais acentuado uma ou duas vezes ao ano principalmente na primavera, a escovação regular assim como os banhos e uma alimentação de boa qualidade ajudam muito a controlar os pelos espalhados, assim como ajuda na circulação sanguinea e estreita ainda mais os laços de afeto, depois de acostumados com o ritual da escovação, esse vai ser um dos momentos preferidos do seu Golden, pois ele vai ter oque mais ama, você dando atençao a ele!
A pelgem do Golden é composta por bastante subpelos que, funcionam como um isolante térmico, por ser um cão originalmente feito para recolher aves abatidas principalmente na água e ser de um pais frio, isso faz todo sentido não é? o fato da maior queda de pelos da raça acontecer logo após o inverno não é em vão, pois ele já esta se preparando para ficar apenas com a pelagem necessária para enfrentar o verão, por isso não se torna necessária a tosa em Golden Retriever, ao contrário, não é muito aconselhável a tosa na raça, o dono que a fizer terá que ter cuidados redobrados pois ele irá ficar sem a sua pelagem como proteção e ficará mais sujeito a alergias, queimaduras do sol, e até mesmo hipertermia dependendo da região e local que estiver. Claro que cada proprietário vai optar pelo que julgar melhor para seu cão, mas nós do Canil Golden True Love sempre aconselhamos antes de tomar qualquer decisão envolvendo seu animalzinho consular o médico veterinário responsável por ele, e resolvemos abordar esse assunto pois muitas pessoas nos procuram com essa dúvida sobre tosar ou não seu Golden Retriever.
Existe também a "tosa" especifica da raça, se chama trimming e é usada em esposições, eles ficam lindos!
Banhos e ouvidos
O banho poder ser dados semanalmente, quinzenalmente ou mensalmente, dependendo das necessidades e cronogramas feitos por cada familia, banhos com intervalos menores que uma semana não são indicados, pois retira muito a oleosidade natural da pele, a raça por si já possiu a pele sensivel e isso não ajudaria, durante os intervalos dos banhos as escovações e eventuais banhos secos funcionam muito bem.
Se o banho for dado em casa, ancoselhamos o uso de shampoo neutro ou bem suave, se preferir pode ser utilizado condicionador para amaciar ainda mais os pelos do seu dourado (ambos próprios para cães), lembre-se de enxágua-lo bem para que não fique resíduos, e seca-lo bem, pois como sua pele é sensivel isso poderá ocasionar eventuais dermatites.
Os ouvidos, por terem orelhas caídas merecem atenção especial, sendo limpos com frequência utilizando produtos específicos.
Vacinação e vermifugação
É muito impotante para saúde e bem estar do seu cãopanheiro, estar sempre com as vacianas e vermífugos em dia, siga corretamente o esquema indicado pelo seu médico veterinário de confiança e isso já é um bom caminho andado para que seu Golden tenha uma vida saudável.
Abaixo mais algumas dicas que julgamos ser importantes:
- Alimente seu Golden Retriever com alimento canino de altíssima qualidade
Algumas pessoas acham que gastar dinheiro com rações mais caras é uma grande bobagem. Elas estão erradas e não sabem o risco aos quais seus cães estão sendo submetidos.
Alimentando o seu Golden Retriever com uma dieta de alta qualidade, você vai reduzir o risco dele ficar acima do peso (obesidade canina), que é um fator de risco para várias doenças em cães, incluindo a diabetes.
Em um estudo feito com Labradores, cães que foram mantidos magros viveram dois anos a mais do que os do grupo de controle. Eles também foram capazes de evitar algumas das patologias associadas à idade, como artrite.
É extremamente importante investir em ração super premium para o seu Golden, porque assim ele terá suas necessidades atendidas plenamente. Além disso, as rações top do mercado possuem outras vitaminas importantes para o desenvolvimento do seu Golden.
- Exercite seu Golden Retriever diariamente
Exercícios não só trazem benefícios por si só, mas também reduzem os ricos do seu cão ter obesidade.
Programe uma caminhada de 30 minutos com seu Golden, duas vezes por dia.
O seu cachorro também pode se beneficiar de uma programação organizada de brincadeiras com Fresbee e bolinhas (eles adoram buscar objetivos, como Retrievers naturais que são).
Exercícios têm ainda mais um benefício que não podemos deixar de citar: seu cão fica mentalmente estimulado e desafiado, o que pode reduzir seus níveis de estresse.
- Evite dar comida da sua mesa para o seu Golden Retriever
Alimentar o seu cão com comida humana (que contem altas doses de gordura) aumenta o risco dele ter problemas de pâncreas, que pode ameaçar a vida do seu cachorro. Dar comida fresca como frutas e vegetais pode até não causar problemas, mas consulte o veterinário antes porque algumas frutas, como uva, podem ser tóxicas para o seu cão.
- Remova potenciais toxinas e venenos do alcance do seu cão
Cachorros têm tendência a serem curiosos e por isso é importante retirar tudo que possa causar danos à sua saúde, do seu alcance. Lembre-se de remover material de limpeza, medicamentos ou quaisquer outros venenos e toxinas do alcance do seu Golden.
- Preste atenção em sinais de problemas e leve ao veterinário regularmente
Procure um bom veterinário para seu Golden Retriever, preferencialmente indicado por conhecidos de confiança e leve-o para check-ups regulares.
Verifique diariamente sinais de doença do seu cão. Procure por sinais como: mudanças na pele, queda acentuada de pêlos, aumento excessivo de fezes e urina, sede excessiva, vômitos e mudanças de personalidade. Se o seu cão apresentar algum desses sinais, procure seu veterinário. E tente sempre manter uma rotina regular de consultas, para garantir que esteja tudo bem.
- Castre o seu Golden Retriever
Esse é um assunto controverso. Muitas pessoas não estão dispostas a castrar seu cãozinho e acham que isso é uma violência ou, ainda, querem expor os filhos à experiência de nascimento de filhotes etc. Mas em termos de saúde o ideal é castrar seu cão, seja fêmea ou macho, caso não tenha a intenção de criar. A castração reduz os riscos de alguns tipos de câncer reprodutivos em cachorros, incluindo câncer de mama em fêmeas, o que não é incomum.
Seguindo as recomendações acima, é provável que seu Golden Retriever viva mais tempo e seja mais saudável por muitos anos felizes!
Fonte: www.goldenretrieveronline.com.br