Porque ter um Golden Retriever?
Existem muitas diferenças de temperamento, tamanho e pelagem de raça para raça, e a decisão da escolha implica em pensar se o cão ficará no quintal sozinho ou dentro de casa, ou livre para entrar e sair quando bem entender; se deve defender a residência ou não, se deve ser um cão ativo ou passivo, os gastos mensais também variam muito de acordo com a escolha, mas se você veio até aqui e está lendo este texto, acredito que sua decisão já está formada e apenas precisa ter certeza do que já acredita, pois aí vão alguns motivos para reforçar sua decisão de ter um Golden Retriever como companheiro.
Se você procura um cão companheiro para todas as horas, de passeios pela rua a trilhas na floresta com a energia e alegria de uma criança, que esteja sempre ao seu lado quase como uma sombra e que reivindique seu carinho e atenção ativamente, começou certo. Uma das inúmeras qualidades de um Golden Retriever é a de SEMPRE, mesmo depois de velhinho, querer agradar o dono.
Se procura um cão que receba bem a conquiste seus amigos e visitas, acertou em cheio, todos vão querer ter um igual ao seu, é contagiante.
Mas se o caso é de guarda, esqueça, pois ele certamente lamberá o ladrão que ainda é capaz de se apaixonar por ele e levá-lo junto. Mas isso é um descarte ? NÃO, Goldens Retriever também são cães muito sociáveis com outros animais, você pode ter um cão de guarda convivendo (no que diz respeito ao Golden, dependendo de cada caso é claro) com seu cão de guarda.
E o latido? Fazem muito barulho? Latem sim, afinal são cachorros, mas vai ser raro, muito raro mesmo. Cães criados longe do contato com outros animais não chegam nem a aprender a latir. Lembre-se Goldens Retrievers são cães buscadores utilizados em caçadas e aprimorados durante gerações para esta função, não seria muito interessante cães que latem, pois espantariam a caça.
Se você procura um cão obediente, que faça suas necessidades no local indicado por você, o Golden vai surpreendê-lo, é a 4º raça mais inteligente do mundo. Xixi no local certo ? depois de uma certa idade não precisa nem ensinar isso, eles tem muito senso de higiêne, tente truques mais desafiadores.
Se você se preocupa com o mau cheiro, não se preocupe mais, um banhozinho e um perfuminho são sempre bem vindos, mas uma simples escovação semanal complementa muito bem a higiêne do Golden Retriever, além de estreitar o vinculo com você a escovação ainda promóve melhor circulação sanguinea nele, sem contar que é um momento muito agradável de afeto e carinho com seu cão que você verá saberá retribuir.
Se você mora em apartamento, desde que o cão não fique muuuuuuito tempo sozinho, não há empedimentos, o único inconveniente que você terá será no verão, pois como sua pelagem é densa, nesta época eles trocam a pelagem. No caso de cães que vivem em apartamentos ou mesmo dentro de casa, é extremamente importante que se evite pisos lisos, pois isso fará com que o cão caminhe sobre as almofadas das patas jogando os joelhos para tras nas patas da frente e devido a pouca aderência forçando muito as patas traseiras há o aumento do risco de desenvolvimente prematuro de displasia. Tapetes resolvem o problema.
Fonte: Bloggoldenretriever
